quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Também na Assembleia municipal: BE, a Esquerda de Confiança!

Que não haja dúvida! O orçamento para 2010 apresentado, pelo executivo do Presidente Pedro Paredes, à Assembleia Municipal é um mau orçamento para o concelho de Alcácer.
É um orçamento que gere os dinheiros públicos de forma avulsa, são espantosos os montantes recorrentemente destinados às rubricas “outros serviços” e “outros serviços especializados”, sinal de uma administração que se preocupa em cativar verbas mas não sabe o que lhes fazer!
No limite, faz uma gestão discricionária. A este propósito, basta mencionar que são atribuídos ao Gabinete de Informação e Relações Públicas 373.161.00 euros… o que justifica a atribuição de tamanha verba?
Para além dos parques escolares da Comporta e do Torrão, este orçamento não apresenta projectos para o concelho. Por exemplo, quando tanto se fala da importância do turismo são destinados á “Promoção turística” 350 euros!
Por último, facto capital, este orçamento implementa a parceria com a empresa Águas de Portugal que a troco da construção da Etar Sul conduz à privatização da água pública!
O Bloco de Esquerda votou contra este orçamento. Fomos, coerentes, consequentes e responsáveis!
De facto, ele poderia ter sido reprovado se tivesse sido essa a postura de toda a oposição de Esquerda. Pelos vistos, não foi! Não foi essa a postura da CDU! A Bancada da CDU, nesta votação de extrema importância para o concelho, não comparecer na sua totalidade (13 deputados) . Esteve em falta um dos seus deputados.
Assim sendo, foi ,no mínimo, inconsequente o voto da CDU contra este orçamento! Votou contra mas a não comparência da totalidade da sua bancada parlamentar permitiu que o resultado final fosse 13 votos a favor (PS e PSD) e 13 votos contra (BE e CDU) desempatados pelo voto de qualidade do Presidente da Assembleia; o orçamento foi aprovado com a conivência da CDU!.
Perguntamos como é possível um força política credível votar contra um orçamento e, simultaneamente, com a ausência dos seus eleitos possibilitar a sua aprovação? Que nome podemos dar a esse comportamento?
De novo, fica bem claro quem, realmente, faz oposição de esquerda e, sobretudo, responsável ao executivo camarário. É essa a postura do Bloco , a Esquerda de Confiança!

domingo, 27 de dezembro de 2009

2010 Ano Internacional da Biodiversidade




2010 é o ano de todas as expectativas. Será o momento de avaliar o desempenho no progresso na redução da taxa de perda de biodiversidade a nível global (tal como acordado na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, Joanesburgo, 2002), de se concluírem as negociações do regime internacional em recursos genéticos, e do estabelecimento de uma nova Visão e da concepção de um Plano Estratégico renovado para a Convenção sobre a Diversidade Biológica.
A Estratégia de Implementação enquadra as actividades de comemoração e celebração do ano escolhido pela Assembleia-geral das Nações Unidas como Ano Internacional da Biodiversidade. Através delas pretende-se realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência.


Áreas Protegidas:

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Assembleia Municipal




A Assembleia Municipal de Alcácer do Sal aprovou ontem, por unanimidade, dois votos de pesar, pelo recente falecimento dos cidadãos Américo Soares e Eduardo Lynce de Faria. Aprovou igualmente, com uma abstenção, do Bloco de Esquerda, a moção “Todos pelo concelho de Alcácer do Sal”, apresentada pelos deputados do Partido Socialistas e que apelava à união de esforços em prol do desenvolvimento de Alcácer do Sal.

Da ordem de trabalhos faziam parte pontos importantes, como a prestação de contas da EMSUAS, a previsão do mapa de pessoal da câmara ou o orçamento para 2010, mas a reunião foi interrompida à meia-noite quando, tal como está previsto no regimento da Assembleia, os deputados foram chamados a votar a continuação dos trabalhos para além dessa hora.

Os votos contra da CDU e duas abstenções, uma do Bloco de Esquerda e uma de um deputado socialista decretaram a suspensão dos trabalhos, obrigando a marcação de nova sessão, para as 20h30 do dia 29 de Dezembro, terça-feira, novamente no Auditório Municipal de Alcácer do Sal.
in:CMAS

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Dar força à tua voz

A equipa de apoio ao Deputado Municipal do BE estará à tua disposição, quinzenalmente, todos os SÁBADOS a partir de 19/12/2009, das 15h às 19h, na sede (Estrada do Sr. dos Mártires).
Lá estaremos para ouvir os munícipes e ajudar a concretizar as suas aspirações. Procuraremos ser a voz dos que , sendo a maioria, são quem menos pode!

domingo, 13 de dezembro de 2009

AFINAL, QUEM ESTÁ A BLOQUEAR O FUNCIONAMENTO DA JUNTA DE FREGUESIA DA COMPORTA?


AFINAL, QUEM ESTÁ A BLOQUEAR O FUNCIONAMENTO DA JUNTA DE FREGUESIA DA COMPORTA? É público que o Bloco de Esquerda elegeu uma candidata à Assembleia de Freguesia da Comporta. Candidatámo-nos porque entendemos nosso direito e dever lutar, com a população, por um futuro melhor e mais digno para a freguesia. Foi esse o sentido das posições que tomámos nas sessões realizadas para a instalação da Mesa da Assembleia de Freguesia da Comporta. Porque entendemos que:- A CDU, apesar de ter sido a lista mais votada, não teve maioria absoluta, logo não pode querer funcionar como tal.- A CDU andou quatro anos “de costas voltadas” para a Câmara Municipal de Alcácer do Sal - facto prontamente aproveitado pelo executivo para justificar a falta de apoios - devido a questões meramente políticas; nós não queremos cair no mesmo erro.- Um executivo formado por outras forças políticas, que não só a CDU, terá mais força e mais peso nas decisões tomadas pela Câmara Municipal.- Somos democratas e acreditamos que todos juntos poderemos ir bastante mais longe em defesa da nossa freguesia.- Pusemos, por isso, em causa, os processos anti-democráticos com que a CDU, na pessoa da Presidente de Junta eleita, orientou os trabalhos e decidiu à revelia de quase todos. Não poremos nunca em causa a legitimidade do partido vencedor, mas não pactuaremos com atitudes dessa natureza, em nome das mais elementares regras da democracia (já solicitámos, entretanto, o parecer a várias Entidades competentes na matéria)- Finalmente: a vossa luta, os vossos desejos, as vossas vontades e as vossas necessidades, são as de todos nós. Porque também residimos na freguesia, somos pais e mães que queremos o melhor para os nossos filhos. Lutamos por isso até ao fim; não pactuaremos com ilegalidades. PS: Um apelo à Presidente da Junta eleita, Maria José: que pense pela própria cabeça, menos pela do partido ou de outras pessoas alheias à realidade da Comporta. Afinal, a Freguesia da Comporta e os seus habitantes têm problemas, interesses e vontades próprias, e deverão ter poder, competência e responsabilidade para lutar pela freguesia. Com carinho, pelo Bloco de Esquerda Cecília Oliveira

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

O meu barco de papel


África – talvez o continente mais vulnerável às alterações climáticas, com cheias e secas que já são sintomas de uma mudança que vem para ficar, em muitos países onde cada habitante emite menos de uma tonelada de dióxido de carbono (menos oito vezes que em Portugal).

A raiva de muitos delegados que hoje se manifestaram ao fim da tarde no interior do Bella Center era bem legítima – sem financiamento, sem capacitação, sem o devido apoio dos países desenvolvidos, que não enriqueça ainda mais alguns indivíduos do continente mas apoie a maioria da população, África sofrerá ainda mais com este problema ambiental… e não merece.

Quercus, no interior do Bella Center, Copenhaga

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

'Cannabis' prolonga vida das células estaminais




Cientistas garantem que o princípio activo estimula as células e promove a sua sobrevivência.
Substâncias que usam o princípio activo da cannabis podem ajudar os cientistas a aumentar o "prazo de validade" das células estaminais embrionárias. Aquelas moléculas diminuem até 45% a morte destas células em laboratório.
As células estaminais embrionárias são especialmente versáteis, pois podem dar origem a qualquer tipo de célula adulta. Por isso, são uma das grandes esperanças dos cientistas para o tratamento de muitas doenças.
No entanto, apenas 1% a 20% das células estaminais transplantadas sobrevivem no corpo, o que reduz a sua eficácia, explica Stevens Rehen, um dos autores do estudo, na revista científica Cell Biology International. Estimulando os receptores sensíveis à cannabis promove a sobrevivência de todas as células estaminais embrionárias, descobriu a equipa brasileira.


in: DN Ciência

"Não é a gripe suina que é perigosa, são as vacinas"

"Não é a gripe suína que é perigosa,são as vacinas"

Entre as muitas teorias que têm surgido sobre o novo vírus da gripe A (H1N1), a de Rauni Kilde, ex-directora clínica da província finlandesa da Lapónia, é inédita: defende que a OMS mente nas estatísticas que apresenta e que as “elites” estão concertadas para reduzir a população mundial a dois terços.
Numa entrevista que circula na Internet há algumas semanas, a médica Rauni Kilde (informações biográficas abaixo), questionada sobre a gripe A, declara que a informação que existe sobre o novo vírus H1N1 é “autêntico lixo”. Kilde é peremptória: “Não é a gripe suína que é perigosa, são as vacinas”.
Numa entrevista de quase sete minutos, Kilde começa por dizer que a humanidade desconhece os efeitos dos alimentos transgénicos ou da utilização dos telemóveis na saúde, e que tudo se resume a uma estratégia concertada das “elites” para reduzir a população mundial a pelo menos dois terços ou “até em cinco mil milhões” de pessoas."Eliminar a próxima geração"
Segundo Rauni Kilde, “por detrás de tudo está a diminuição da população mundial” e o objectivo é “colocar milhões nos bolsos de quem difunde [as vacinas]”.
A médica fala em Donald Rumsfeld, que foi director da Gilead Sciences, Inc., a empresa detentora da patente do medicamento Tamiflu, e que tem sido apontado como detentor de acções da empresa.
Kilde acredita que as recomendações para vacinar primeiro grávidas e crianças têm como propósito “eliminar a próxima geração”.
A médica refere-se ainda à epidemia de uma variante da gripe suína que surgiu na década de 70, nos Estados Unidos da América, que envolveu uma grande campanha de vacinação. Kilde refere que os EUA "deixaram a vacinação após três semanas porque havia muita gente a morrer e com danos neurológicos" e que "se asseguraram de que as pessoas não são compensadas pelos danos sofridos"."Campanha de medo"
"Os Governos estão a lançar uma propaganda de medo nos 'mass media'. Todos os media dizem que vai ser terrível. É propaganda e as pessoas assustam-se", defende Rauni Kilde, sustentando ainda que a Organização Mundial de Saúde (OMS) estará a obrigar as pessoas a serem vacinadas "à força" e que a organização só terá activado o alerta de uma pandemia de nível seis para esse efeito. "Vê-se em qualquer país do mundo: as pessoas não estão doentes", declarou.
Rauni Kilde acredita ainda que a OMS divulga números "falsos" e que quem sai beneficiado desta "estratégia" são as grandes farmacêuticas.
Plano e recomendações do Ministério da Saúde Português
Sem olhar às teorias divulgadas, a OMS continua preocupada em avaliar a evolução do vírus e, em Portugal, a primeira fase de vacinação contra a gripe A começa segunda-feira com 54 mil doses disponíveis. As doses serão administradas a um número restrito de pessoas dentro do grupo A de vacinação contra a gripe, o primeiro de três identificados pelas autoridades.
Nesta primeira fase de vacinação são considerados prioritários os profissionais de saúde, grávidas nos segundo e terceiro trimestres de gestação com patologia associada e titulares de órgãos de soberania e profissionais que desempenhem funções consideradas essenciais para o funcionamento do país.
As vacinas, explicou a ministra da Saúde Ana Jorge, vão chegar a Portugal quinzenalmente e estas primeiras 54 mil doses serão distribuídas pelas cinco regiões de saúde, sendo esperado que até chegar um novo lote de vacinas estas estejam já todas ministradas.
O Ministério da Saúde e a Direcção-Geral da Saúde definiram que estes grupos-alvo de vacinação correspondem a 30 por cento da população.
Segundo a ministra, as estimativas apontam para vacinação de 360 mil pessoas no grupo A, um milhão no B e os restantes no C, até perfazer três milhões. A vacinação de todo o grupo A há deverá demorar mais de um mês.
Portugal adquiriu seis milhões de doses de vacina contra a gripe A (H1N1) para a vacinação de três milhões de pessoas.
Cada pessoa deverá levar duas doses da vacina, sendo a segunda administrada com um intervalo mínimo de três semanas.
Em relação aos órgãos de soberania, Ana Jorge não especificou quem é considerado imprescindível, mas já no que respeita aos profissionais de saúde a ministra referiu que podem ser, por exemplo, os profissionais dos cuidados intensivos, os que desenvolvem uma técnica única que mais ninguém faz, assim como os que garantem o funcionamento da Linha Saúde 24.
Quem é Rauni Kilde?
Nascida em 1939, na Finlândia, Rauni-Leena Luukanen-Kilde formou-se em medicina. Figura controversa, foi directora clínica da região finlandesa da Lapónia e retirou-se em 1986, depois de um acidente de automóvel em que diz ter sido raptada por extraterrestres. Desde então, tem escrito vários livros e artigos sobre OVNIS, como “Os meus cem encontros com extraterrestres” e vive na Noruega.
A UFO-Norway (associação norueguesa para estudo dos OVNIS) fez um comunicado, disponível na Internet, em que se demarca totalmente da visão de Kilde sobre os Objectos Voadores Não Identificados e a acusa de assumir uma postura de “desinformação” face ao fenómeno.
Uma das suas teorias mais polémicas é a de que a circulação sanguínea nos extraterrestres ocorre de forma horizontal; Kilde também defende que os Estados Unidos têm um programa de implantação de microchips em recém-nascidos para controlo cognitivo das mentes dos cidadãos.

in: DN Ciência em 23Out.2009