domingo, 27 de dezembro de 2009

2010 Ano Internacional da Biodiversidade




2010 é o ano de todas as expectativas. Será o momento de avaliar o desempenho no progresso na redução da taxa de perda de biodiversidade a nível global (tal como acordado na Cimeira Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável, Joanesburgo, 2002), de se concluírem as negociações do regime internacional em recursos genéticos, e do estabelecimento de uma nova Visão e da concepção de um Plano Estratégico renovado para a Convenção sobre a Diversidade Biológica.
A Estratégia de Implementação enquadra as actividades de comemoração e celebração do ano escolhido pela Assembleia-geral das Nações Unidas como Ano Internacional da Biodiversidade. Através delas pretende-se realçar a importância vital que a biodiversidade tem para o bem-estar humano e para a sua sobrevivência.


Áreas Protegidas:

4 comentários:

  1. “Inferno 2010”

    Bastou-me um saltar rápido entre algumas páginas e sites na WWW para perceber que o próximo ano vai ser não só muito melhor que o último, como também vai ser o ano de todas a esperanças e mudanças, pelo menos a julgar pelos apelos e determinações das mais variadas instituições europeias e internacionais.

    A nível económico já se sabe a crise está prestes a acabar, se é que não acabou já, assim o dizem os nossos responsáveis e dizem também os das instituições internacionais, como o presidente do BCE a apelar à contenção das despesas com vista à redução dos défices dos países da zona euro já no próximo ano impondo como data limite o ano de 2011.

    O próximo ano foi já também designado pela ONU como o Ano Internacional da Juventude, com o objectivo de encorajar o diálogo e compreensão entre gerações e promover os ideais de paz, respeito pelos direitos humanos, liberdade e solidariedade, seguramente mais um ideário de boas intenções para o novo ano que se avizinha.

    É também o ano escolhido pela Unesco como o Ano Internacional da Biodiversidade, sendo o ano de todas as expectativas e comemorações, através delas pretende-se realçar a importância vital para o bem-estar humano e sua sobrevivência, pena é que o ser humano esteja mais preocupado com o lucro fácil e imediato em que a biodiversidade será bem vinda se não atrapalhar este objectivo.

    Foi também designado como o Ano Europeu de Luta contra a Pobreza e a Exclusão Social, mais um rol de boas intenções que me soam a chavões já antes repetidos até à exaustão, ou será que é mesmo desta ? Antes fosse, mas não me parece que seja tarefa para um ano, nem para uma década e muito menos com as notícias contrárias que cada vez mais nos chegam ao conhecimento.

    Estes foram só alguns dos desígnios que já vi atribuídos ao ano de 2010, como vos disse numa volta rápida e não exaustiva pela informação global que nos é oferecida, pelo que sou levado a pensar que muitos outros estejam determinados ou na forja para tornar o próximo ano um inferno um pouco melhor que o anterior.

    Pois se antigamente era comum dizer-se que de boas intenções estava o inferno cheio, hoje em dia à velocidade a que as boas intenções de todos os tipos e para todos os gostos são anunciadas, cada novo ano é um inferno que encerra em si mesmo todo uma imensidão de boas intenções que povoam a nossa vida quotidiana, mas que na realidade em pouco ou nada a alteram, o que até tem o seu sentido pois viver é um inferno, o céu vem depois.

    ResponderEliminar
  2. De apelos está o inferno cheio, como diz a máxima ? "Pensar global, agir local" ? vai o BE agir segundo as suas próprias palavras ou vai falar, falar, falar e afinal são mais do mesmo e não praticam o que defendem

    ResponderEliminar
  3. Pois, afinal ontem quem deu cartas na Assembleia foi mesmo o Bloco, embora eu nem tenha votado neles, tiro-lhes o chapéu!
    A minha decepção vai para a bancada da CDU, que não teve o menor dos escrúpulos em viabilizar o Orçamento da treta do Pedro Paredes.
    Senhores deputados da CDU, votei em vós nas últimas Autárquicas, mas hoje sinto-me enganado, não voltarei a acreditar numa só palavra vossa, peço desculpa ao Bloco, que demonstram não andar a dormir, apenas com um único deputado, que se diga em abono da verdade vale pelos vossos 13!
    Um bem hajam e um melhor Ano de 2010!

    ResponderEliminar