… CONTRA TUDO E CONTRA TODOS!
QUEM GANHARÁ COM ISTO?
Após a rejeição praticamente maciça da comunidade educativa em aceitar a concessão da cantina da Escola Secundária de Alcácer do Sal a uma empresa privada (por abaixo-assinado, posições tomadas pelos órgãos de gestão da escola, Assembleia Municipal, etc.), acabámos de tomar conhecimento da concessão dos serviços da cantina à empresa GERTAL. Isto após informação, pela Direcção da Escola, em finais do primeiro período, transmitida ao próprio Conselho Geral, de que o processo de concurso/privatização estava congelado…
A Escola acordou para o 2º período com a cantina privatizada! E entrou com um para já pequeno pesadelo: mau serviço e má qualidade, que já começou a gerar protestos dos utentes, entre professores e estudantes. Que não serve nem a escola, nem a nova gestão de funcionários, e nem sequer os próprios trabalhadores da empresa GERTAL.
Tudo o que envolva privatização de serviços educativos PÚBLICOS, por definição e pelo historial conhecido, é comprovadamente mau. A GERTAL é disso um exemplo como se pode ver no site http://www.dnoticias.pt/impressa/diario/cartasdoleitor/edicao-2011-09-08/281774-empresa-gertal
Uma cantina pública de uma escola pública vê e serve pessoas, a comunidade educativa, e, por isso, se preocupa com o seu bem estar através da sua qualidade, que temos testemunhado. Uma cantina privada num serviço público EDUCATIVO vê números, serve-se dos números e gere lucros de interesses privados e frequentemente de origem duvidosa.
A Direcção da Escola decidiu concessionar os serviços da cantina, quando dispunha de todas as condições para não o fazer. Decidiu à revelia da vontade expressa da comunidade educativa, e deverá assumir isso.
Quem decidiu concessionar os serviços da cantina, também pode decidir o contrário. Apoio da comunidade não faltará.
O SERVIÇO PÚBLICO DA CANTINA DA ESCOLA SECUNDÁRIA
É POSSÍVEL E NECESSÁRIO!
Comunicado do Núcleo de Alcácer do Bloco de Esquerda distribuído em 17 de Janeiro
Sem comentários:
Enviar um comentário