segunda-feira, 6 de julho de 2009

A propósito da última Assembleia Municipal


O poder absoluto corrompe absolutamente

Na última Assembleia Muncipal de Alcácer ficou bem patente o desnorte no interior do PS. As “tricas” entre o executivo e alguns deputados municipais, que já tinham sido notórias noutras Assembleias, agudizaram-se de tal forma que um deputado do PS, José Caetano, se congratulou pelo facto de ter sido demitido por Pedro Paredes das suas funções de assessor. Ao que foi dito por este antigo assessor, a sua demissão deveu-se ao facto – entre outas coisas – de não ter concordado com uma troca de terrenos projectada por Pedro Paredes que, no seu entender, prejudicaria o município. É caso para dizer: zangam-se as comadres... descobrem-se as verdades.

A oposição que temos

Do lado da oposição assistiu-se ao mesmo de sempre. Uma oposição incipeinte,pouco convicta, sem bom conhecimento dos assuntos em debate, no limite, sem pôr em causa as questões de fundo da gestão municipal. Inclusivé tendo-se abstido e não votado contra uma parceria entre as “Águas de Portugal” e a Câmara Municipal de Alcácer para a construção da Etar que é, no mínimo, discutível. Os parâmetros que norteiam esta parceria, em nossa opinião, deveriam ter sido discutidos publicamente, uma vez que estas parcerias poderão pôr em causa o futuro da gestão da água no Concelho. De salientar, ainda, os rasgados elogios feitos por António Balona – o nº 1 da CDU nas próximas autárquicas – ao ex-vice-presidente João Massano pelo trabalho desenvolvido no concelho apesar de, repetidamente, o mesmo Balona ter afirmado que a pouca obra deste executivo não foi planeada e foi mal executada. Contradição ou interesses eleitoralistas?

Quartel do Bombeiros... uma arma de arremesso

Apesar dos vários períodos eleitorais que se aproximam, não é aceitável que o PS e a CDU usem os apoios concedidos para a construção do novo quartel dos Bombeiros, durante a gestão autárquica de uns e de outros, como arma de arremesso para daí tirar dividendos eleitoralistas. Julgamos que as instituições do Concelho, sejam elas de carácter social, cultural ou outro, devem ter o apoio e o respeito pelo trabalho desenvolvido . Ainda mais, tratando-se de uma instituição de utilidade pública que tão relevantes serviços presta a toda a comunidade. Esta instituição de carácter independente deveria ser deixada à margem dos interesses partidários.

O que queremos nós...

É notória a falta de debate político, na Assembleia, sobre as questões importantes para o desenvolvimento do Concelho. Precisamos que o poder seja exercido em função do bem estar e da melhoria das condições de vida dos munícipes, deixando de lado querelas pessoais. Precisamos que a oposição feita na Assembleia seja mais esclarecida, mais documentada e, sobretudo, mais interventiva. É por isso,também, que o Bloco de Esquerda faz falta!

5 de Julho, Núcleo do Bloco de Esquerda de Alcácer do Sal

14 comentários:

  1. olá bloquistas,

    Também estive na última Assembleia Municipal e é verdade o que voçês aqui descrevem. Mas no meu entender estão a ser muito doces com a CDU e o PS.
    Não foi tudo assaim tão calmo como voçês descrevem porque chegou a haver ofensas entre a Mariana da Junta e o Zé Caetano. obviamente que foi a Mariana que, como é hábito, perdeu as estribeiras e desfiou o Zé Caetano perguntando se este lhe queria bater! Agora admirado,admirado fiquei eu quando ouvi o candidato do partido em que sempre votei,a CDU, a elogiar o Massano pelo trabalho desenvolvido! Mas afinal no que é que ficamos??? os gajos fizeram trabalho ou não fizeram?? Já nem sei que pensar no meio de tanta hipocrisia.

    continuem ALCÁCER precisa de gente com outros métodos de trabalho sem compadrio e trafulhiçes!

    ALCÁCER PRECISA DE SER RESPEITADA!

    ResponderEliminar
  2. Não haja dúvidas, como alguem diria: Chegou o bloco e descobriu, a pólvora!!! Vão re-inventar Alcácer! Os outros, os que lá estão e têm estado fazem tudo mal!!!Quem têm feito os srs. pelo concelho de Alcácer? Para além de criticarem! Entretanto, cá esperamos pela "Santa Família" do Bloco para ver as vosssas propostas. Bem hajam

    ResponderEliminar
  3. O Paredes queria trocar um terreno com 35 000 m2 à beira mar que se pode construir nos Brejos da Carregueira por um terreno baldio que não se pode construir na Carrasqueira?

    Só faço uma pergunta ao Presidente Paredes, se o terreno urbanizavel dos Brejos fosse seu, você trocava??????

    Como a resposta é obvia, faço já a 2ª pergunta, Então qual seria o seu interesse Paredes????













    A trabalhar é que se deve ganhar dinheiro

    ResponderEliminar
  4. MINHA AMIG/O

    NÃO SEI A QUE "SANTA FAMÍLIA" TE REFERES. POIS AS ÚNICAS "SANTAS FAMÍLIAS QUE CONHEÇO NESTE CONCELHO COM CONTORNOS DE MAFIOSOS FORAM OS QUE GOVERNARAM ESTE CONCELHO DURANTE TRINTA ANOS E AGORA AS "FAMÍLIAS" QUE LÁ ESTÃO HÁ 4.

    PARA TUA INFORMAÇÃO ,E A FÁTIMA PENAS QUE ME DESCULPE MAS TENHO QUE DIZER ISTO: SOU COLEGA DELA HÁ QUASE 30 ANOS E SEI QUE ELA FEZ QUEIXA DE IMENSAS COISAS AO TRIBUNAL ADMINISTRATIVO,À PROCURADORIA DA REPÚBLICA E A OUTRAS INSTÂNCIAS SUPERIORES ,SOBRE VÁRIOS ASSUNTOS: FAVORECIMENTOS TRAFULHIÇES NOS CONCURSOS (ALGUNS DELES IMPUGNADOS POR ISSO) qUE AJUDOU OUTRAS PESSOAS INCLUSIVÉ COLEGAS A APRESENTAREM QUEIXAS. QUE GRAÇAS A ELA O SINDICATO PASSOU A ESTAR ACTIVO. TENDO MAIS TARDE SAÍDO DA COMISSÃO SINDICAL PORQUE O PCP QUER CONTOLAR TUDO E NÃO LHE AGRADAR TER LÁ GENTE QUE TEM TOMATES PARA DENUNCIAR SEJA O QUE FOR. COMO A CÂMARA ERA DA CDU NÃO PODIA SER CRITICADA !É POR ISSO QUE, APESAR DAS HABILITAÇÕES QUE TEM, NUNCA FOI DE FORMA NENHUMA PROMOVIDA. COMO COLEGA CONHEÇO AS SUAS CAPACIDADES E SEI DO QUE É CAPAZ DE FAZER,MAS QUEM NÃO SE CALA.... PAGA POR ISSO.

    O ÚNICO "CRIME" QUE LHE CONHEÇO, FOI DEFENDER OS SEUS IDEAIS E NÃO SE VENDER. FOR CRIME... PRECISAMOS DE MAIS CRIMINOSOS DESTES!
    ATAQUEM QUEM TEM ESTADO NO PODER ,QUE ESSES É QUE NOS TÊM AFUNDADO O CONCELHO, E DEIXEM OS OUTROS EM PAZ.

    RESPEITEM AS PESSOAS. FALAM DA FAMÍLIA MAS A VERDADE É QUE NÃO DIZEM NADA.

    TENHAM VERGONHA.



    SOU FUNCIONÁRIO DA CÂMARA E TRABALHO COM A FÁTIMA HÁ 26 ANOS. É DA FAMÍLIA AQUELA QUE CONHEÇO MELHOR, POR ISSO AQUI VAI.

    PENINHAS NÃO DEIXES QUE ESTA CORJA TE DEITE ABAIXO. E DESCULPA.


    BLOQUISTAS ,FACILITEM LÁ O ENVIO DE COMENTÁRIOS QUE EU NÃO PESCO NADA DISTO E SÓ CONSIGO ENVIAR COMENTÁRIOS COMO ANÓNIMO .

    ResponderEliminar
  5. Aos meus ex -camadradas ,tenham paciência votei cdu até às europeias mas tou farto de não contar para nada! só posso criticar aqueles que lá estiveram ,dos do bloco não posso criticar por criticar nem sei como fazê-lo sem descer baixo e inventar calúnias não faz o meu género.

    ResponderEliminar
  6. Sugestão à malta do bloco:
    o Vosso candidato não foi aquele que é arquiteto na câmara? Então deve ter profundo conhecimento do processo relativo a esta marosca da troca de terrenos. Como o Presidente apesar de questionado frontalmente a respeito do dito não foi capaz de justificar, talvez esse arquiteto pudesse dizer-nos exactamente do que se trata, se foi marosca ou não.

    ResponderEliminar
  7. desculpem lá camaradas de esquerda mas não posso apoia-los nas autárquicas porque até ao momento não aparece nenhuma lista vossa, e mesmo que apareça não vão eleger ninguém, pensem mas é apoiar a CDU pois não precisamos de mais divisões na esquerda e temos que retirar a incompetência da CMAS, pois se já estiveram juntos no passado recente e como já não há o fantasma do matias (sem maiúscula)não há necessidade de concorrerem em separado e negociarem pelo menos lugar para assembleia e freguesias para terem assento e palavra, porque se repararem os vossos votos das europeias não chegam para eleger vereadores e agora nas autarquicas ainda vão ter menos

    ResponderEliminar
  8. Zé cabalhanitas

    Agradecemos o seu comentário. Uma opinião diferente, também, é bem vinda. Mas deixe que lhe responda. Acha que há assim tantas diferenças entre a lista da CDU e a(s) promovida(s) pelo PS? Por exemplo, que ideias e propósitos lhes conhecemos?
    O Bloco de Esquerda, como é seu timbre, desafia a alternância e combate pela Alternativa. E acredite, somos cada vez mais neste combate. Mantenha-se atento...

    ResponderEliminar
  9. O fantasma do Balona!
    O fantasma do Zé Passos!
    O fantasma do Engenheiro Pedroso!
    E todos os outros, mais parecem os duendezitos a gravitar em volta da clareira, em busca dum ordenadito.
    Será que Alcácer quer voltar a sentir o cheiro a MOFO destes personagens?
    Voltar ao Marasmo? NÃO OBRIGADO!

    Isto, para não ter que falar dos compadrios... dos favorecimentos... dos arranjinhos para os compadres e comadres... do fechar os olhos e fingir que não se sabia... das benesses para os do partido... do toma lá com uma mão e dá cá com a outra... da prepotência... da arrogância...da trafulhice dos concursos...do pagamento em géneros... da troca de favores...do tratamento desigual a quem não era do partido...da raiva e das calúnias inventadas por esses à sombra de um partido que agonizou lentamente Alcácer em 30 anos.

    ResponderEliminar
  10. é claro que acho, vê-se pela história, nunca se viu uma luta tão grande pelo poder dentro do partido maioritário em alcácer como hoje, e perseguições a funcionários e desditos e muitos aproveitamentos pessoais...

    ResponderEliminar
  11. NÃO HÁ O FANTASMA DO MATIAS,MAS HÁ O BALONA QUE É TÃO MAU OU PIOR QUE O MATIAS.EU SUGIRO À MALTA DO BLOCO PARA NÃO SE DEIXAREM LEVAR POR ESTAS TEORIAS DO MAL O MENOS. O VOTO UTIL NESTE CASO NÃO EXISTE PORQUE OS QUE LÁ TIVERAM JÁ MOSTRARAM QUE SÃO UNS INÚTEIS OPORTUNISTAS! NÃO SE ILUDAM .LEIAM UM POST NO SALACIA URBS IMPERATORIA .ACHO QUE É DE UM ANOMIMUS SOBRE O PS E A CDU E VÃO ENTENDER. NUNCA TINHA VISTO AS COISAS POR AQUELE PRISMA.

    VOU XONAR PA IR BULIR AMANHÃ

    BOA NOITE

    ResponderEliminar
  12. Estou mesmo interessada em que, PELO MENOS, os debates da Assembleia Municipal passem a ter um nível mais elevado com uma verdadeira oposição e que quem ganhar, PELO MENOS, não ganhe com a maioria absoluta as quais, como nos prova a história passada e recente, nunca serviram as populações, servem sòmente a formação de egocêntricos(as)(reizinhos e familias reias), jogos de interesses (de várias ordens)e o delapidar do nosso patrimóno e recursos debaixo do nosso olhar de impotência.
    Meu Deus!como é possivel a reunião naquela assembleia de tanta mediocridade? e é aquela gente que tem dirigido os destinos da nossa terra com os resultados bem visiveis.
    Com tantas divisões e jogos de interesse no PS, este partido ainda corre o risco de não chegar a nenhum consenso para a apresentação de uma lista. Querem ver que o PS em Alcácer não se vai recandidatar? (brincadeirinha)
    Depois temos a lista da CDU que nem vale a pena comentar, acho que tudo já foi dito e não vou bater mais no ceguinho.

    Portanto
    FORÇA BLOCO

    Assina: SJ ( para a próxima registo-me)

    ResponderEliminar
  13. SJ

    Obrigado pela FORÇA. É com ela que o Bloco cresce.
    Diz-nos que para a próxima se regista... a opção é sua, mas, lembramos-lhe que a próxima está já a chegar!
    E todos somos precisos para construir uma Alcácer bem melhor. É possivel construir uma Alcácer bem melhor!
    Continue interessada e acredite!

    ResponderEliminar
  14. hera-luna disse...
    SE SER MARXISTA É ACREDITAR QUE O CAPITALISMO NÃO É A ÚLTIMA ETÁPA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO? ENTÃO EU SOU MARXISTA E SEMPRE SEREI.
    SE ESTA GANÂNCIA A QUE ASSISTIMOS,ESTE SALVE-SE QUEM PUDER,ESTE PARECER SER EM VEZ DE SER, ESTE MEDO DE ASSUMIR O QUE SE PENSA POR CAUSA DO PATRÃO,ESTA AUSÊNCIA DE RESPEITO PELO SOFRIMENTO DOS NOSSOS SEMELHANTES,O SILÊNCIO A QUE NOS OBRIGAMOS PARA TIRAR DIVIDENDOS...NÃO NOS TORNA DIFERENTES DE QUALQUER DITADOR! É UMA OUTRA FORMA DE DITADURA! SE NOS CALARMOS SOMOS APENAS CUMPLÍCES.
    A DIVERSIDADE É A BASE DA VIDA!

    FIQUEM BEM

    9 de Julho de 2009 12:59
    Enviar um comentário

    PEÇO DESCULPA À HERA-lUNA, MAS GOSTEI DESTE POST E POR ISSO COPIEI E RESOLVI ENVIAR PARA OS COMPANHEIROS DO BE.

    ResponderEliminar