Pelo Direito ao Serviço de Saúde
A política de saúde deste governo veio prejudicar e sobrecarregar ainda mais os mais idosos e, por consequência, os mais pobres e desprotegidos, pondo em causa direitos essenciais consignados na constituição: o direito a serviços de saúde. O encerramento dos serviços de saúde em algumas aldeias do nosso concelho, nomeadamente em Santa Susana e Montevil, vai aumentar os gastos com os serviços de saúde destas populações, já de si fragilizadas quer pela idade quer pelas baixas reformas que recebem. E um desrespeito por pessoas que toda a vida trabalharam a troco de muito pouco.
A insuficiência de serviços de transporte nas aldeias do concelho põe em causa o acesso fácil a consultas médicas, à aquisição de medicamentos por parte das populações mais isoladas e contribui para um aumento dos gastos com a saúde. Representa o abandono dos mais idosos e contribui para a desertificação do interior do concelho, impedindo a fixação das populações mais jovens.
Não nos podemos resignar e aceitar os custos de uma crise da qual não somos responsáveis. O encerramento destes serviços básicos de saúde é um retrocesso no desenvolvimento do país que cada vez mais nos lembra os tempos de um passado que não queremos que volte.
A saúde deve continuar a ser um direito.
Lutemos por ele!
Não podemos cruzar os braços.
In Folha de Alcácer, Dezembro de 2011,nº 75
Sem comentários:
Enviar um comentário